A terceirização de frotas de veículos é um movimento que está se consolidando no mercado, graças a suas vantagens financeiras, operacionais e de ganho de eficiência para organizações que utilizam veículos no seu dia a dia. Para se ter uma ideia, das 100 maiores organizações do país, mais de 70 já adotam esse modelo para otimizar sua gestão de veículos.
Atualmente, a terceirização vem ganhando também mais força junto às médias e pequenas organizações, embora muitas já a tenham empregado há tempos. Isso porque seus atrativos não só incluem economia, mas também favorecem o foco na atividade principal de cada negócio.
Desse modo, as equipes se tornam mais livres para se dedicar ao que realmente importa dentro dos ambientes corporativos. Mas essas são apenas algumas das principais características da terceirização de frotas. Vamos entender mais sobre o assunto e conhecer essa atividade a fundo até o final deste post. Confira!
O que é terceirização de frotas de veículos?
A terceirização de frotas é um serviço em que a locadora cede às empresas seus veículos para que elas possam fazer uso no seu dia-a-dia. Apesar de, à primeira vista, parecer um serviço muito parecido com o próprio aluguel de automóveis, na prática, eles são bastante distintos.
Enquanto o aluguel de veículos pode ser feito por diárias e, até mesmo, períodos mais longos, a terceirização envolve a cessão por contrato de veículos para a empresa e uma série de serviços agregados a isso.
O prazo médio desses contratos de concessão pode ficar entre 12 e 36 meses, variando de acordo com a realidade do contrato e das necessidades do negócio.
Entre os serviços agregados que a terceirização de frotas leva consigo estão a gestão de multas, de atualização da frota, de sinistro, o controle de manutenção, a reposição e a assistência 24h e até o gerenciamento documental de todos os processos que permitem à empresa contratar uma frota terceirizada.
O que diferencia o rent a car da terceirização de frotas?
Rent a car significa “alugar um carro” ou “aluguel de carro”, e se refere à locação de veículos de curto prazo (diárias) para pessoas físicas, como turistas ou executivos que estejam viajando e precisem se locomover rapidamente pelas ruas de uma cidade.
Já a terceirização de frotas envolve não só a locação, mas uma série de benefícios e serviços agregados que possibilitam diminuição de custos e ganho de desempenho para negócios. Normalmente, uma frota terceirizada tem sua base em contratos de longo prazo (de 12 a 36 meses), sendo voltada exclusivamente para empresas.
Além da diferença do público-alvo (pessoa física ou jurídica) e o prazo dos contratos, a terceirização de frotas ainda oferece pacotes de serviços adequados a cada empresa e a atividade que será desempenhada pelos seus veículos, como rastreamento e telemetria veicular, além de acesso ao painel de controle da frota on-line, entre outros.
Como está a terceirização de frotas no Brasil?
É importante entender o panorama do mercado de terceirização no Brasil. Ele começou a despontar na década de 80 e desde então cresceu exponencialmente. Entre 2011 e 2015, o avanço no volume de carros terceirizados esteve na casa dos 10% ao ano, passando de 309 mil para 629 mil unidades no período.
Segundo a Associação Brasileira de Locadores de Automóveis (ABLA), em 2008 mais da metade do faturamento das locadoras (55%) teve como origem a terceirização de frotas. Isso significa aproximadamente um montante de R$ 2,19 bilhões dos R$ 3,99 bilhões que o setor gerou no país.
Contudo, pelo tamanho do setor apontado em termos financeiros, já é possível diagnosticar que o ramo possui grande representatividade e importância junto ao mercado nacional.
Ou seja, isso comprova que a terceirização de frotas é um modelo eficiente e que poderá trazer mais vantagens para quem optar pela sua adoção. Principalmente agora que as empresas estão entendendo que é necessário fazer uma gestão avançada da frota e que é fundamental reduzir os custos operacionais com os veículos.
Como é a terceirização de frotas para médias e pequenas empresas?
As médias e pequenas empresas vêm, progressivamente, adotando a terceirização de frotas como uma solução para diminuir custos e aumentar sua eficiência operacional. Um momento de crise econômica leva todo o mercado a buscar maneiras de gastar menos para manter suas operações.
A descoberta da economia trazida pela frota favorece muito essa busca. A propósito, a migração de uma frota própria para uma terceirizada é uma oportunidade que as empresas têm de obter capital com a venda dos seus veículos.
Entretanto, essa é uma saída pouco praticada no Brasil, muitas vezes, pelo puro desconhecimento das vantagens da terceirização de frotas. Em outros casos, pelo apego à frota própria, como se fosse um patrimônio da empresa.
O fato é que a terceirização de frotas avança a passos largos no país. Ela vem auxiliando o crescimento de pequenas empresas, que precisam ampliar sua estrutura sem uma grande descapitalização gerada pela compra de veículos, por exemplo.
Vale a pena, também, entender como é o processo de terceirização de frotas e quais são as suas etapas. Acompanhe!
Como funciona a terceirização de frotas
O processo de terceirização da frota envolve um contrato direto firmado entre a terceirizadora e a empresa contratante. De forma resumida, a locadora compra os veículos novos direto com a montadora, providencia toda a preparação e customização necessária e os disponibiliza para o uso dos clientes em suas atividades.
O processo de terceirização de frotas pode ser dividido nas seguintes etapas:
Avaliação de cenário e planejamento
A locadora procura entender primeiramente como funciona a operação de veículos da empresa, avaliando os modelos da frota, qual a finalidade e perfil de utilização desses veículos, quantos quilômetros os carros rodam por mês e vários outros fatores inerentes à sua operação.
Esta etapa serve para que a locadora possa desenhar uma solução sob medida com base no escopo técnico exigido pela empresa contratante, selecionando os modelos ideais para cada operação.
As informações levantadas na etapa de avaliação são usadas na precificação do contrato de locação através de uma tarifa mensal fixa. O valor dessa tarifa vai variar por fatores como a escolha dos modelos, previsão de quilometragem para cada carro, prazo do contrato e diversos outros fatores.
Tendo detalhado o escopo e os requisitos da frota do cliente, a locadora vai providenciar a entrega dos carros, como veremos a seguir.
Mobilização e entrega dos veículos
Após a assinatura do contrato, a locadora se encarrega de preparar e entregar os automóveis nos locais indicados pelo cliente. Todo o processo de compra do veículo na montadora, a preparação e a customização dos carros (como personalização do veículo com a identidade visual da contratante, por exemplo) ficam por conta da locadora.
Esse processo é chamado de mobilização. Os veículos são entregues regularizados e com todas as taxas pagas pela empresa terceirizadora, prontos para o uso.
Gestão da manutenção, pneus e assistência emergencial 24 h
Todo o controle de manutenções, sejam preventivas ou corretivas, é realizado pela locadora e disponibilizada ao cliente por meio de fornecedores oficinas e concessionárias credenciadas. As manutenções seguem a os critérios técnicos e recomendações de cada montadora, podendo até ser agendadas via web quando a locadora oferece um portal online de gestão da frota.
No caso de situações de emergências, a locadora oferece serviços de assistência 24 horas, que inclui o reboque do veículo e assistência ao condutor e podem ser acionados via ligação gratuita em toda a sua área de cobertura.
Gestão de Sinistros
A locadora também oferece a gestão de sinistros, com proteção do veículo e de terceiros em caso de acidentes, furtos, roubos e avarias diversas, além de todo suporte ao usuário.
Veículo reserva
Caso o veículo titular esteja indisponível por motivo de reparo, a locadora oferece o veículo reserva para não impactar a operação do cliente. Mas fique atento: nem todas as locadoras incluem este serviço como parte do pacote previsto em contrato.
Gestão de multas
As notificações e multas referentes são recebidas e pagas imediatamente pela locadora, e encaminhada a cobrança ao cliente na medição da fatura. O serviço de gestão de multas fica incluso na tarifa, mas o valor da multa deve ser pago pelo contratante, que decide se e como será feita a cobrança ao condutor responsável pela infração.